Pão de queijo

22:02


O Pão de queijo é muito apreciado no Brasil, é muito simples, fácil e rápido de preparar. Por cá, foi mesmo para o lanche, e  em 40 minutos estava pronto! E, quentinho é uma delícia!!! 

Há inúmeras receitas, em que algumas usam o polvilho doce, ou o polvilho azedo, ou mesmo ambos. Mas a sua principal característica é ser confecionado à base de polvilho de mandioca e queijo ralado.

O queijo a usar, varia de acordo com o  gosto ou da disponibilidade do que tiver em casa, devendo ser dada preferência aos queijos curados com sabor mais acentuado. Se não gostar de queijos com sabor muito forte, pode começar por usar um queijo como o mozzarella e depois ir experimentando outros até encontrar um queijo com a intensidade certa.


A massa do pão de queijo, quando confecionada pode ser escaldada ou não. A única diferença é que na escaldada exige utilizar líquido a ferver.  O pão de queijo escaldado tem um sabor mais próximo do natural, já que neste processo o polvilho incha e fica gelatinoso, tornando a massa mais elástica. 
Por cá foi este o processo utilizado, mas como havia pressa em comer, os ovos e o queijo foram adicionados à massa ainda morna.


Ingredientes:
  • 300 ml de leite;
  • 190 ml de água;
  • 1 colher (de sopa) de sal;
  • 500 gramas de polvilho doce;
  • Queijo ralado a gosto (usei 250 gramas de queijo mozzarella);
  • 3 ovos grandes;
  • Polvilho doce q.b.


1. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Numa taça, junte o polvilho e o sal.


2. Leve ao lume, o leite, o óleo e a água até ferverem. 


3. Adicione os líquidos a ferver ao polvilho, e envolva bem ( pode ser uma tarefa difícil, é mais fácil com as mãos mas cuidado para não se queimar).


4. Envolva até obter uma massa homogénea. Deixe arrefecer um pouco.


5. Bata os ovos, misture o queijo ralado. Misture na massa e amasse bem (a massa deve estar fria, mas cá por casa como estavam com pressa de lanchar, foi tudo misturado ainda morno para o quente).


6. Faça bolas de massa, para facilitar o processo pode enfarinhar as mãos com o polvilho. Coloque num tabuleiro.


7. Leve ao forno, bem quente até estarem douradas ( depende de forno para forno, por aqui foram 15 minutos)



Bom apetite!!!





Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes

Arquivo do Blog