Bola de enchidos e queijo

22:28



A receita desta massa é do meu irmão Miguel, e fica sempre muito fofinha. Na receita dele as quantidades são o dobro, e rende um tabuleiro grande,  o ideal quando recebemos a família, os amigos, para uma festa. 
Eu optei por fazer apenas metade das quantidades pois era só para o pessoal cá de casa, e esta ficou divinal com o queijo a derreter. 
É fácil de fazer, e todos os passos têm imagens. 


Ingredientes:
  • 0,5 Kg de farinha  tipo 65; 
  • 1/2 chávena de óleo;
  • 1/2 chávena de leite;
  • 25 gramas de margarina;
  • 30 gramas de fermento padeiro;
  • 3 ovos; 
  • Sal q.b.


1. Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Aqueça o leite só até estar morno e dissolva o fermento nele.
Adicione todos os ingredientes, o sal deve ser colocado sem juntar com o fermento ( por exemplo: fermento no meio e sal nos bordos da farinha). Atenção ao sal, pois os enchidos têm muito. Usei cerca de 1 colher de chá.


2. Optei por bater primeiro na batedeira, com o gancho para massas, até obter uma mistura homogénea (ainda um pouco pegajosa).


3. Como a massa fica pegajosa, optei por retirar da taça da batedeira, colocá-la numa superfície enfarinhada e ir amassando e adicionando a farinha aos poucos, até ela despegar das mãos. Deixe repousar 20 minutos.


4. Ao fim dos 20 minutos, corte a massa em dois, se quiser apenas no meio. Pode também cortar em três e adiciona mais camadas de sabor. A superfície  em que vai trabalhar deve estar enfarinhada  para ser trabalhada senão vai colar.


 5. Numa forma untada com manteiga, forre o fundo com metade da massa. Pode esticar a massa com a ajuda do rolo ou simplesmente usar as mãos, eu sou adepta das mãos.


6. Agora vamos ao recheio. Primeiro forrei o fundo com fatias de fiambre.


7. Por cima do fiambre, o queijo.


8. A seguir é a vez de chouriço e presunto.


9. Voltamos novamente ao queijo primeiro e para finalizar o fiambre.


10. Com a outra metade da massa, tapa-se. Pincela-se com ovo batido. E vai ao forno cerca de 40 minutos (atenção que varia de forno para forno). Ou até estar dourada e o palito sair seco.


11. E aqui está acabadinha de sair do forno. Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.


Experimentem!!!

Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes

Arquivo do Blog