Dia Europeu do Antibiótico - consumo consciente e seguro

11:30


No âmbito das comemorações da Semana Mundial e do dia Europeu do Antibiótico, o Infarmed divulgou dados sobre a dispensa de antibióticos nas farmácias comunitárias, e de acordo com este, a dispensa de antibióticos baixou 20% entre Janeiro e Setembro deste ano, com menos 1,2 milhões de embalagens relativamente ao período homólogo. É importante sensibilizar quer os profissionais de saúde quer a população para a correcta utilização dos antibióticos, de forma a contribuir para a diminuição da resistência das bactérias aos antibióticos. 


"Data alerta para consumo consciente e seguro. Em Portugal baixou 20%.

Comemora-se, de 14 a 18 de novembro, a Semana Mundial e, a 18 de novembro, o Dia Europeu do Antibiótico. O objetivo é sensibilizar profissionais de saúde e população em geral para a utilização correta dos antibióticos, contribuindo para a diminuição da resistência das bactérias aos antibióticos.

De acordo com dados do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, a dispensa de antibióticos nas farmácias comunitárias baixou 20% entre janeiro e setembro deste ano, com menos 1,2 milhões de embalagens relativamente ao período homólogo

A informação foi divulgada no âmbito da data comemorativa e numa altura em que o Infarmed, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) estão a promover uma campanha alargada no âmbito da Semana Mundial dos Antibióticos.

De acordo com os dados, nos primeiros nove meses do ano foram dispensadas nas farmácias comunitárias menos 1.249.637 embalagens de antibióticos do que em igual período do ano anterior. Assim, a média de embalagens de antibióticos dispensada nas farmácias passou de 17,46 doses diárias definidas por mil habitantes por dia (DHD) para 13,97 DHD.

Portugal voltou a ficar abaixo da média europeia em 2019, tanto a nível hospitalar como no consumo em meio ambulatório, segundo os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC).

Portugal é ainda referido como o único país, além da Noruega, onde a redução do consumo de carbapenemes (classe de antibióticos que é muito importante preservar, uma vez que é considerada terapêutica fim de linha em infeções graves) foi considerada estatisticamente significativa entre 2010 e 2019.

«À semelhança do que se verificou no ano passado, foi enviada informação específica aos médicos e farmacêuticos de todo o país e materiais para colocação nas unidades de saúde e farmácias comunitárias», sublinha o Infarmed.

O objetivo, acrescenta, é «continuar a incentivar o uso adequado dos antibióticos, tendo em conta que o arsenal terapêutico pouco tem sido reforçado nos últimos anos e que os atuais medicamentos estão em risco de perder a sua eficácia face ao crescimento das resistências bacterianas»."

Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes

Arquivo do Blog