Frutas desidratadas através da energia solar

15:33



Hoje em dia, encontrámos uma grande variedade de fruta desidratada à venda, mas é necessário ter em atenção quando escolhemos porque algumas têm açúcar adicionado. As frutas são óptimas opções  para acrescentar a bolos, sobremesas ou até mesmo levar para a escola ou trabalho como um snack. Mas não a torne fonte exclusiva de fruta na sua alimentação, é importante não deixar de consumir fruta fresca diariamente!


A desidratação é um método de conservação de alimentos, sendo utilizado pelos nossos antepassados, e consiste na remoção de água dos alimentos. 
Assim, ao desidratarmos a  fruta, esta torna-se mais seca e conseguimos preservá-la durante mais tempo, aumentando a sua durabilidade. Este processo permite-nos evitar o desperdício e  comer fruta independentemente da sazonalidade da mesma,  mantendo a maioria das vitaminas e minerais, excepto a vitamina C, que é muito sensível à luz, ao calor e à desidratação dos alimentos.

Cá por casa aproveita-se esta onda de calor extremo para desidratar fruta. Foi necessário 1 dia e a maior parte da fruta não necessitou de voltar no segundo dia. Para que tal aconteça, deve-se tentar cortar a fruta com a mesma espessura, fruta cortada mais grossa demora mais tempo a secar (como foi o caso do ananás). Também podem desidratar utilizando o forno ou desidratadores o torna que o processo mais simples e rápido.

Material utilizado:
  • Redes (utilizei as grades de arrefecimento dos bolos);
  • Redes finas para cobrir ( campânulas de proteção moscas);
  • Fruta (pêssego, manga, ananás, maçã);
  • Água com sumo de limão.
1. Descascar a fruta,  o ananás e a manga, cortar em fatias finas e colocar na rede. As frutas que oxidam com facilidade, como é o caso da maçã, da manga  e do pêssego, passei por água e limão antes de colocar na rede. 

2. Proteger com a rede por cima e colocar ao sol. 


3. O tempo necessário para desidratar depende do sol e calor que se faz sentir. Por cá, e devido à onda de calor, ao fim de 4 horas foi necessário voltar as frutas e ao final do dia estavam prontas.
Guarde as suas frutas num frasco hermético e evite estar sempre a abrir para minimizar a entrada de ar.

Bom apetite!!!




Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes

Arquivo do Blog