Tropeções, quedas e trambolhões

19:50


A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera qualquer indivíduo que possua 65 anos de idade ou mais como idoso. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), tem ocorrido um aumento do número de idosos em Portugal. O INE estima que em 1993 existissem 81 idosos para 100 jovens com menos de 15 anos. Em 2003, o valor teria aumentado para 108 idosos para cada 100 jovens; e, em 2013, este valor revelou-se significativamente superior, sendo que existiam 139 idosos para cada 100 jovens.

Os problemas de saúde que os indivíduos com mais de 65 anos enfrentam hoje em dia são diversos e complexos,verificando-se a existência de inúmeras quedas todos os anos, algumas que implicam internamento e até mesmo a morte. Em Portugal, entre 2000 e 2013, em cada 100 internamentos em indivíduos com mais de 65 anos três tiveram como causa uma queda, sendo que, em média, cada um destes internamentos teve a duração de 13 dias. De referir ainda que a cada 100 internamentos devido a quedas seis têm como desfecho a morte ainda no hospital.

Através da prevenção podem obter-se resultados consideráveis e impedir situações graves. A actuação deverá ocorrer em vários domínios, aqueles directamente relacionados com a melhoria do estado geral do indivíduo (alimentação, exercício, medicação, …) e aqueles relacionados com factores externos, tal como o ambiente onde o indivíduo se desloca.


É importante referir que a maioria das vezes as quedas ocorrem em casa e devido a pequenos acidentes, como tropeções em tapetes ou quedas de cadeiras ou camas. A sensibilização para a prevenção de quedas é  essencial e pode ser através de pequenas alterações de comportamentos diários, tais como colocar tela antiderrapante nos tapetes ou até mesmo retirar todos os tapetes, ao sentar usar o assento da cadeira/banco na totalidade em vez de sentar na "pontinha"...


Neste contexto, o Ministério da Saúde para promover a literacia em saúde, lançou um novo livro digital, intitulado «Tropeções, quedas e trambolhões», com a pretensão de auxiliar as pessoas, através de recomendações e dicas, sobre como se proteger das quedas que acontecem com muita frequência, sobretudo em casa.

Consulte o  novo livro digital, intitulado  Tropeções, quedas e trambolhões  e tenha acesso a recomendações e dicas, sobre como se proteger das quedas que acontecem com muita frequência, sobretudo em casa.



Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2017/12/19/tropecoes-quedas-e-trambolhoes/?utm_term=Portal+SNS++Newsletter+51%2F2017&utm_campaign=Newsletter++Portal+SNS&utm_source=e-goi&utm_medium=email

Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes