Jardim de suculentas, no telhado

16:18


Cá por casa, foi construído um "spa" para galinhas, com o reaproveitamento de paletes de madeira. Claro que o telhado também é de madeira, o que culminou numa questão: como proteger a madeira (e as galinhas) quando chover?

A solução mais rápida e económica foi cobrir o telhado com plástico, mas esteticamente não ficava bem e o sol iria degradá-lo. A ideia passou por transformar um telhado coberto com plástico num jardim, jardim esse que precisasse de pouca manutenção, pouca rega e com plantas que não crescessem muito...e assim nasceu um jardim de suculentas, com alguns bolbos à mistura!

Nas cidades, a maioria dos espaços está ocupada com asfalto e betão, os espaços verdes escasseiam.  Poucos imaginam que o clima e o ar podem melhorar com estas pequenas ilhas verdes. O  telhado verde ou até mesmo os jardins verticais, são uma solução para os dias actuais, porque reduzem as ilhas de calor nas cidades.



As zonas em que existem jardins nos telhados ou jardins verticais ganham outra vitalidade, o que antes era cinzento do betão, torna-se verde, mais bonito, além de que mais verde, é sinónimo de menos poluição. 

Muitas cidades sofrem com o forte calor, com a temperatura elevada do asfalto e a emissão de monóxido de carbono. Estes aspectos associados à  ausência de zonas verdes, contribuem para uma diminuição da qualidade do ar. Contudo, zonas com mais árvores e mais plantas, mesmo pequenas ilhas dispersas pelas cidades, melhoram a qualidade do ar, ao torná-lo mais limpo, ideal para respiração.
Fica a sugestão...



Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes

Arquivo do Blog