Dia Mundial da Tuberculose assinalado por lançamento de etiquetas filatélicas

23:01


Os CTT, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para a Tuberculose, e a Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias assinalam o Dia Mundial da Tuberculose com a emissão de etiquetas filatélicas alusivas a esta doença.

Isabel Carvalho, diretora do Programa Nacional para a Tuberculose, sublinha que “Atualmente, a Tuberculose em Portugal, à semelhança da Europa, tem registado uma redução na sua incidência de forma sustentada e progressiva. O objetivo de eliminar a Tuberculose até 2035, apesar de ambicioso, está ao alcance de todos nós. O aumento da literacia em Tuberculose constitui uma ferramenta importante na rápida identificação de sinais ou sintomas de alerta e na decisão de procurar os cuidados de saúde necessários”. 

“O âmbito de ação desta IPSS tem sido a literacia em questões relevantes da saúde respiratória e, assim, a sua vocação está em chegar da melhor forma aos grupos em risco e promover a discussão de problemas que os afligem. Os jovens das escolas nacionais foram durante muitos anos o nosso alvo preferencial nessa promoção, pois serão sempre o futuro do País. Por isso, desde cedo aderimos à elaboração de vinhetas que, por altura do início do ano escolar, eram lançadas na escola para estimular a discussão nas turmas e a aposição nas cartas que então, mais frequentemente que agora, se enviavam com carinho aos familiares e amigos, com os votos de Boas Festas. Muito nos agrada que os CTT em boa hora tenham escolhido o tema da Tuberculose para se associarem à certeza científica de que «A Tuberculose tem Cura» e de que urge terminar de vez com este flagelo no mundo, divulgando a mensagem da Organização Mundial da Saúde para todos." refere o Presidente da Direção da Associação Nacional de Tuberculose e Doenças Respiratórias, José Manuel Reis Ferreira.

Neste sentido, o Diretor de Filatelia dos CTT - Raul Moreira, afirma que, “muito antes da COVID-19, as doenças graves que causam infeções respiratórias já existiam, sendo paradigmática e preponderante no mundo a Tuberculose (TB). Por outro lado, um estudo divulgado pelo programa “Stop TB – Partnership” (da OMS), indica que a pandemia pela Covid-19 terá consequências drásticas para os serviços de controle da TB. Mesmo na situação de emergência atual, ressalta assim a importância da manutenção dos programas de controlo desta doença, por forma a evitar outras calamidades. Este foi o principal objetivo do lançamento desta coleção de Etiquetas para MAVS (Máquinas Automáticas de Venda de Selos), alertar todos para a verdade: a tuberculose não desapareceu e, pelo contrário, pode ser potenciada pela atual pandemia.”



Podem consultar artigo original aqui  e para acesso à pagela e imagens das etiquetas aqui . 

Fonte: https://www.dgs.pt/em-destaque/etiquetas-filatelicas-assinalam-dia-mundial-da-tuberculose

Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes

Arquivo do Blog