Doces tradicionais de Páscoa

00:28

Receitas tradicionais e especiais para degustar esta Páscoa em família! 

Sugestões perfeitas de receitas passo a passo para confecionar  e festejar em família. 

1. Arroz doce


O Arroz doce é talvez a sobremesa mais tradicional do nosso país! Cada terra tem a sua receita, mas os ingredientes pouco variam de terra para terra! O que varia é a forma como é confecionado, como é decorado com canela, a travessa em que é colocado, a toalha de linho em que é embrulhado. Presença assídua na mesa dos portugueses nas épocas festivas... Veja a  receita completa aqui

2. Leite-creme


O Leite-creme é uma das sobremesas portuguesas mais famosas que se conhece, devido ao contraste entre o cremoso e delicioso manjar com a crocante e quente camada de açúcar queimado. Todas as famílias têm a sua receita preferida de leite-creme, e a nossa família não é excepção! Receita passo a passo aqui


3. Coquinhos ou Bolinhos de coco

Ingredientes simples proporcionam sobremesas que nos fazem regressar à nossa infância. E, esta é mais uma delas. Os Bolinhos de coco ou Coquinhos são ideais para festas de crianças, grandes apreciadoras desta sobremesa. Receita aqui.


4. Pão-de-ló húmido


O Pão-de-ló é muito provavelmente um dos mais tradicionais doces da Páscoa, talvez mesmo o mais presente na mesa dos portugueses nesta época festiva. É um doce que tem inúmeras versões, dependendo de cada região. Esta que hoje apresento, além de ser muito fácil de fazer, é também deliciosa e rápida, estando pronta em apenas 40 minutos!!! Consulte a receita aqui.


5. Folar de Páscoa


Na Páscoa não pode faltar na mesa o tradicional Folar de Páscoa, todas as zonas de Portugal têm um folar típico, seja este doce ou salgado e por cá, também vai estar presente! Receita completa aqui


6. Folar


O Folar é um pão tipicamente português e de Páscoa, pode ser salgado ou doce, ter várias formas e ingredientes de acordo com a região. Consulte a receita aqui


7. Molotof

As minhas primeiras tentativas para fazer Molotof foram um desastre, entravam fofos e saiam verdadeiros discos. Até que a minha amiga Deolinda me ensinou uma forma fácil de o fazer e nunca mais tive um disco, agora só tenho nuvens fofas que se desfazem na boca.

O Molotof é óptimo para aproveitar claras, eu costumo congelá-las, tenho sempre uma caixa no congelador e vou acrescentando as que me sobram, e escrevo na caixa a quantidade que acrescentei para saber a quantidade; quando for para usar é só descongelar e bater. Consulte a receita na integra  aqui.


8. Pudim Flan


Há pudins que nos transportam à nossa infância e o Pudim Flan é um deles! Doce, macio e delicioso, são estes os motivos da sua popularidade. Esta sobremesa é fácil de fazer, sem truques difíceis, ideal para mimar amigos ou simplesmente para uma sobremesa intimista em família. Receita aqui


9. Mousse de Chocolate


A Mousse de chocolate é uma sobremesa cremosa, podendo ser confecionada de várias formas, mas a tradicional é feita com ovos e chocolate. A sua cremosidade é obtida através das claras batidas em castelo que são incorporadas na mistura do chocolate.

Super fácil de fazer, o único truque para obter uma sobremesa fofa é envolver as claras em castelo com movimentos circulares e de baixo para cima, de forma a não perder o ar. Consulte a receita completa aqui.


10. Bolo de amêndoa e laranja com cobertura de amêndoa caramelizada.


Este Bolo de amêndoa mais parece ser uma das tartes tão conhecidas das nossas mesas. A massa do bolo é diferente, mais ácida, devido ao sumo e raspa da laranja, contrasta na perfeição com a cobertura caramelizada e crocante.
Este bolo foi adaptado da Revista Doces & Co, a cobertura era com amêndoa laminada e polvilhado com açúcar em pó, mas as saudades da amêndoa caramelizada falaram mais alto. Pode consultar a receita completa aqui.

Boa Páscoa!

Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes