Sugestões para ementa de Páscoa

22:00

E, porque na Páscoa não se comem só doces, para vos inspirar a preparar o almoço de Domingo de Páscoa, deixo-vos várias sugestões para disfrutarem. 

1. Chanfana de carneiro



O marido cá de casa é da zona Centro e adora chanfana! Existem chanfanas de várias regiões do país, e em todas elas é comum a combinação de carne da cabra velha/carneiro ou borrego e vinho, que se cozinham durante várias horas preferencialmente numa panela de barro.

Chanfana de carneiro foi cozinhada no forno do fogão de lenha, uma forma de poupar na electricidade e ganhar em sabor. Além da qualidade da carne, o vinho é também um ingrediente muito importante na confecção desta receita...Raymond Blanc disse uma vez num dos seus programas "Se não é bom para beber, também não é bom para cozinhar!". Por isso cozinhem a vossa chanfana com um vinho de qualidade, vale a pena.


2. Asinhas ou coxas ao piri-piri


Cá por casa adoram frango e risotto, e nada melhor que combiná-los para uma refeição excelente!

A combinação foi perfeita - Risotto de espargos e cogumelos com Asinhas ou coxas ao piri-piri estaladiças!

3. Pernas pato caramelizadas


A ideia  era fazer pato assado mas acabou por ser Pernas de pato caramelizadas, pois numa ida anterior ao supermercado tinha comprado pernas de pato embaladas (actualmente já se conseguem comprar nas grandes superfícies apenas pernas ou peito de pato, embaladas individualmente, atenção pois por vezes se as pernas forem menores vêm duas numa embalagem).

A receita confecionada foi adaptada da receita apresentada na Teleculinária de Pernas de pato caramelizadas, e além de ser de lamber os dedos, temos como bónus apenas sujar o tabuleiro em que vai ao forno.

4. Tornedó de novilho com bacon

~

Um apreciador de novilho irá com certeza adorar Tornedó de novilho com bacon. Nós cá por casa gostámos muito e é receita de eleição em ocasiões especiais. Embora pareça complicado de executar não o é.

5. Bacalhau com natas


Há inúmeras receitas de bacalhau com natas, cada família tem a sua, e eu também... com a ajuda da minha sogra, D. Isaura. Este é o Bacalhau com natas que o meu marido adora, mas já com algumas simplificações.

A receita parece complicada mas não o é, aqui os diversos passos foram explicados em sequência mas o ideal é fazerem várias coisas ao mesmo tempo, por exemplo, enquanto descascam e fritam as batatas cozem o bacalhau e depois dão início ao molho ou fazem o refogado.
Claro que podem simplificar e não fritar batatas e usar as pála-pála, mas garanto-vos que não é a mesma coisa.


6. Bacalhau à Brás


O Bacalhau à Brás é um prato típico português de bacalhau, e é um dos pratos mais populares confecionados com bacalhau, consiste em bacalhau desfiado, batata palha frita que pode ser caseira ou de compra, cebola frita às rodelas finas, ovo, azeitonas e salsa picada.
As miúdas cá de casa adoram Bacalhau à Brás.

Boa Páscoa!!!

Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes

Arquivo do Blog