Molotof com caramelo e fios de ovos
00:08
As minhas primeiras tentativas para fazer Molotof foram um desastre, entravam fofos e saiam verdadeiros discos. Até que a minha amiga Deolinda me ensinou uma forma fácil de o fazer e nunca mais tive um disco, agora só tenho nuvens fofas que se desfazem na boca.
O Molotof é óptimo para aproveitar claras, eu costumo congelá-las, tenho sempre uma caixa no congelador e vou acrescentando as que me sobram, e escrevo na caixa a quantidade que acrescentei para saber a quantidade; quando for para usar é só descongelar e bater.
Ingredientes:
- 8 claras;
- 8 colheres (de sopa) de açúcar;
- Caramelo líquido;
- Fios de ovos (opcional).
1. Aqui vai o truque - colocar a assadeira com água em cima do bico do fogão. O Molotof vai cozer em banho-maria, e enquanto as claras batem a água aquece.
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
2. Barrar a forma com caramelo líquido.
3. Bater as claras em castelo, adicionar o açúcar e bater mais um pouco. Depois é só colocar na forma, com cuidado para não ficarem bolsas de ar.
4. Colocar a forma em cima da assadeira e deixar ferver durante 10 minutos.
5. Colocar no forno e deixar estar 10 minutos. Ao fim desse tempo, desligar o forno e entreabrir a porta, deixar mais 10 minutos. Vai ver que o Molotof cresce e depois abate um bocadinho. Deixe arrefecer e só depois desenforme.
6. E aqui está o meu Molotof, imperfeito e a prova viva de que a minha amiga Deolinda ainda tem que me dar mais umas lições. Este ficou com pouco molho mas depois de desenformar podem regar com mais caramelo, cá em casa é que não pode ser pois só eu é que adoro caramelo.
E aqui está, com alguns "buracos" mas super saboroso. Por cá foi só decorado com fios de ovos.
0 comentários