Dia Nacional da Artrite reumatóide celebrado com Jornadas da ANDAR

00:12


Com o intuito de divulgar a doença, informar e assinalar o Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide, que tem lugar a 5 de Abril, a ANDAR (Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatóide) realizou hoje, dia 5 de Abril, no Hotel Altis, em Lisboa, as suas XVII Jornadas.

Na sessão de abertura do evento, D. Arsisete Saraiva (Presidente da ANDAR) ouviu do secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, que o metotrexato e a leflunomida vão ser totalmente comparticipados pelo Estado, sendo uma grande vitória.

Porém as boas notícias não ficaram por aqui, D. Arsisete Saraiva recebeu da parte do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a garantia de que a Associação vai ter um terreno para a construção de novas instalações que permitam apoiar condignamente estes utentes.



No período da manhã o foco incidiu nos doentes e os temas em discussão passaram pela importância da referenciação precoce nesta patologia, os direitos, deveres e reclamações dos doentes, e a centralidade do utente no sistema, .

No período da tarde foram abordados temas, tais como a evolução dos medicamentos modificadores na Artrite Reumatóide, a abordagem terapêutica e problemas associados, os biossimilares, o microbioma e a importância da alimentação e o aparelho digestivo na Artrite reumatóide.

Foi um dia único, de grande partilha entre doentes, profissionais de saúde, políticos e responsáveis pela Saúde Pública em Portugal. 

As Jornadas contaram com a participação de vários profissionais de saúde e de associações de doentes, mas também de personalidades bem conhecidas da área da saúde, entre as quais o António Vilar, Maria do Céu Machado, Manuel Delgado, Anabela Coelho, José Alberto Pereira da Silva, Canas da Silva, António Sousa Pereira,Sofia Nogueira da Silva, Nadine Ribeiro, Jaime Branco, Henrique Luz Rodrigues, Augusto Faustino, João Ramos, José António Melo Gomes, Walter Castelão, Helena Canhão, Carlos Martins, Graça Sequeira, e de diversos deputados entre outros convidados.

Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes

Arquivo do Blog