Epson aponta à poupança de recursos

11:32



Nada como procurar melhorar a forma como utilizamos os recursos que temos ao nosso dispor. 

Poupar os recursos da Terra é imperativo para travar o avanço das alterações climáticas. Como tal, empresas e cidadãos têm realizado mudanças no seu quotidiano para se tornarem mais sustentáveis. A todas essas adaptações junta-se a tecnologia sem calor, que, presente em vários equipamentos da Epson, possibilita um consumo energético reduzido. A diferença está na ejeção de tinta que não necessita de calor para funcionar.

Segundo Raul Sanahuja, responsável de comunicação da Epson Ibérica, “escolher um equipamento com a tecnologia de jacto de tinta é o caminho para o um futuro mais sustentável e é esse que todos devemos seguir. Os benefícios estão à vista e é apenas necessário tomar ação para que seja possível reduzir a nossa pegada ambiental”. Mas quais são exatamente os principais benefícios da utilização desta tecnologia? A Epson apresenta-lhe cinco:


  1. Poupar recursos energéticos: Esta tecnologia, como se compreende através do nome, não utiliza calor no processo de injeção de tinta. Este acontece de forma distinta, pela aplicação de pressão num elemento Piezo que leva a tinta a ser disparada para o papel. Desta forma, a impressora não necessita de utilizar tanta energia ao aquecer, ao contrário do que acontece nas típicas impressoras a laser. Consequentemente, o consumo de recursos energéticos é diminuído, uma vez que esta tecnologia permite uma menor utilização dos mesmos.
  2. Poupar dinheiro: A carteira também agradece a aquisição de um destes equipamentos. Vejamos, ao consumir menos energia estará a poupar no consumo elétrico em casa ou no trabalho. Segundo o último relatório de eficiência energética da tecnologia sem calor, da Epson, uma impressora a laser consome, aproximadamente, entre 0,2KWh a 2,3 KWh, enquanto uma a jacto tem um consumo de 0,2KWh a, apenas, 0,5KWh. A diferença é significativa pelo que se compreende que é oportuno optar por um equipamento com tecnologia sem calor.
  3. Maior velocidade de impressão: Os equipamentos da Epson dotados desta tecnologia permitem reduzir o tempo de impressão, visto que não é necessário esperar pelo aquecimento do dispositivo. Assim sendo, estará a otimizar o tempo que necessita para imprimir os seus documentos.
  4. Contribuir na mudança global de impressoras a laser para impressoras com tecnologia sem calor: A mudança é necessária para levar as emissões de carbono a 0. Se a adaptação fosse feita por todos os utilizadores de equipamentos a laser, a redução seria de 52,6% nas emissões, aponta estudo realizado pela Universidade de Cambridge junto a Epson.
  5. Todos ganham. A escolha de opções mais sustentáveis não beneficia apenas o próprio utilizador, mas todo o planeta. Segundo o mesmo relatório, estima-se que esta tecnologia inovadora – sem calor – seja até 90% mais eficiente em termos energéticos quando comparada com uma impressora tradicional. Além disto, como vimos nas vantagens anteriores, o proprietário do equipamento pode esperar ver o seu consumo energético reduzir, poupar recursos e dinheiro.

O responsável de comunicação da empresa afirma também que “esta é uma evolução necessária que apresenta inúmeras vantagens, tanto para os seus utilizadores, como para o planeta. É urgente fazer esta adaptação tanto no meio profissional como no lar”.

Em 2022 a Epson anunciou a interrupção da venda de impressoras a laser em todo o mundo para 2026, passando a preferir a comercialização de impressoras com a tecnologia sem calor. Os modelos são variados, bem como o destino da sua utilização. Se procura um destes equipamentos, poderá optar pela EcoTank, uma impressora com custo por página ultrarreduzido, com impressão e digitalização rápida e, ainda, com multifunções com ADF. Se aquilo que deseja é um equipamento com dimensões mais pequenas, existe as impressoras da gama WorkForce que apresentam um baixo consumo energético e custos reduzidos.

O catálogo da Epson apresenta uma ampla gama de escolhas e são vários os dispositivos disponíveis que contemplam a tecnologia de jacto de tinta. Pode consultar os artigos através do site da marca onde são apresentadas todas as características dos equipamentos.

Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes

Arquivo do Blog