Saiba como poupar na factura da electricidade

18:39


A Atlantic, líder em soluções de conforto térmico para água quente sanitária e aquecimento, sublinha quais são os aparelhos electrónicos que fazem disparar a conta da luz no final do mês.

Os electrodomésticos que mais dissipam energia são aqueles que mais utilizamos no nosso dia-a-dia e que representam o maior peso na factura da electricidade.

Se está preocupado com a ecologia, com o meio ambiente e, acima de tudo, com a economia da energia, está interessado em saber quais são os aparelhos que consomem mais energia em casa. Isto ajudará a conhecer os hábitos que tem e o que deve adoptar para reduzir o consumo geral e, a longo prazo, proteger o meio ambiente.


O frigorífico

O frigorífico é o aparelho doméstico que supõe um consumo maior em nossa casa, em concreto até 30,6%, de acordo com o IDAE. A nossa recomendação é adquirir um novo que tenha um elevado rótulo de eficiência energética, além de lembrar algumas "boas práticas", como evitar a introdução de alimentos quentes, abrir a porta muitas vezes, permanecer com a porta aberta enquanto decide o que vai tirar.


A televisão

A televisão é o segundo dos dispositivos que requer um maior consumo em nossa casa, representando 12% da factura da electricidade. Um truque para que a conta da luz não seja uma dor de cabeça no final do mês é desligar completamente a televisão e evitar, de qualquer forma, o modo Stand By, não esquecer a televisão ligada, para isso é possível optimizar a funcionalidade que desliga a TV ao fim de algum tempo de inactividade.

A máquina de lavar roupa

A máquina de lavar roupa é um dos itens essenciais em casa, mas também um dos equipamentos que mais consume energia, especificamente 11,8%. Lavagens a 30-40ºC e o uso de cargas completas ou programas curtos são as chaves para reduzir o consumo.

A placa de vitrocerâmica e o forno

A placa vitrocerâmica e o forno têm uma taxa de consumo de electricidade aproximado de 8,3%. Para poupar energia em ambos os aparelhos, pode ser desligado alguns minutos antes do final da cozedura e aproveitar o calor residual.

O computador

Embora possa não parecer assim, o computador representa 7,7% do gasto de energia. Alguns dos truques são reduzir a iluminação do ecran, desligar os periféricos, como a impressora, scanner, etc. e, claro, não deixá-lo ligado quando não estiver a usar.

O resto dos aparelhos em casa (máquina de lavar loiça, micro-ondas ...) gastam um pouco menos, mas mesmo assim é necessário controlar e não fazer uso excessivo dos mesmos. Além disso, ter comportamentos responsáveis, como não deixar determinados dispositivos conectados a todo o momento, e não se esquecer de desligar as luzes e reduzir o uso de alguns dos equipamentos, é fulcral para poupar.


[clicar aqui para mostrar o Press Release]

Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes

Arquivo do Blog