Doutor Finanças lança novo Portal de Literacia Financeira

21:41

 

Doutor Finanças lança novo Portal de Literacia Financeira


Exclusivamente criado e desenvolvido internamente pela empresa, o Doutor Finanças assume-se também como uma Fintech, através da qual foi possível realizar este projecto, num processo que envolveu diversas equipas internas, constituídas por profissionais multidisciplinares nas áreas de IT, Design e Usabilidade, Marketing e Comunicação.


O novo portal foi desenvolvido de raiz em WordPress. “Para que a criação de conteúdos fosse o mais independente possível, desenvolvemos para este projeto um construtor de páginas especificamente desenhado em PHP para a ferramenta nativa do WordPress, o Gutenberg. Utilizámos as melhores e mais actuais práticas de desenvolvimento, de forma a criarmos um site que servisse da melhor forma possível o nosso grande objectivo: dotar a população portuguesa de literacia ligada à gestão das finanças pessoais”, explica André Gavino, responsável pela área de Design e Usabilidade no Doutor Finanças e coordenador da implementação do projecto internamente.


Foram utilizadas tecnologias como HTML 5 + CSS 3, PHP 7, Twig, AngularJs, Jquery, Bootstrap4, entre outros.


O site do Doutor Finanças promove agora a independência na criação de artigos dos produtores de conteúdo e também uma maior autonomia na estratégia e construção de novas páginas e áreas do portal.

"A arquitectura de informação foi revista para facilitar a navegação do utilizador, criando um site mais uniforme e com ferramentas acessíveis em vários pontos da pesquisa. Temos assim uma plataforma de conteúdo madura e pronta a ajudar as pessoas a poupar", conclui o responsável.

A usabilidade, experiência do utilizador e a acessibilidade foram trabalhadas de forma a serem optimizadas e a oferecer uma experiência efectivamente diferenciadora a quem visitar https://www.doutorfinancas.pt.

O Doutor Finanças acaba assim de reformular o seu website para que seja um espaço com informações credíveis e relevantes, com o objectivo de reforçar a sua acção na literacia financeira promovendo um maior conhecimento de todos os temas relacionados com a gestão das finanças pessoais.

O portal apresenta várias novidades práticas para que o utilizador possa utilizar todas as suas potencialidades:

Navegação mais estruturada

Desenvolvimento de uma homepage visualmente dividida em blocos temáticos de forma a destacar os artigos mais recentes, bem como aceder a artigos de fundo dos temas principais. No menu principal, pode ainda consultar-se os últimos artigos publicados e/ou relacionados com o tema do mês.

Separador para Simuladores

As ferramentas do Doutor Finanças ajudam as famílias a planear a sua vida financeira ao longo do ano. As suas calculadoras e simuladores têm um separador próprio no topo da página. Pode assim fazer uma procura pelos simuladores mais vistos e/ou escolher o simulador de acordo com um objectivo específico.

As ferramentas mais populares são a Calculadora Salário Líquido 2019, a Calculadora de mais-valias de imóveis e o Simulador de Subsídio de Desemprego. Pode também aceder-se às tabelas de retenção de IRS na Categoria "Impostos" ou calcular a prestação do Crédito Habitação na categoria "Poupança".

Dossiers Temáticos

Na gestão do orçamento familiar, sabemos que há determinados momentos do ano em que pensamos mais em algumas questões do que noutras. Em Janeiro o Doutor Finanças notou uma procura reforçada em temas como renegociação de crédito, em Maio um grande interesse no tema do IRS e no final do ano as atenções estão no Regresso às Aulas e nos produtos de PPR.

O novo Portal permite criar dossiers temáticos a qualquer momento, adaptando-se às necessidades de diferentes utilizadores que estejam em diferentes fases da vida financeira.

O dossier é composto por artigos de fundo, respostas a perguntas habituais, Dicas do Doutor para gerir o dia-a-dia, bem como testemunhos de pessoas que conseguiram poupar.

Utilização Independente

O novo Portal permite encontrar o que se procura sem andar de página em página. Foram criados atalhos em várias páginas para ir directamente para a página que se procura. Os temas foram organizados por temas e existe uma secção para responder às perguntas mais frequentes.

A navegação ficou mais prática, eficaz e independente. A qualquer acesso, pode procurar-se e encontrar rapidamente a solução que se procura.

[clicar aqui para mostrar o Press Release]

Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes

Arquivo do Blog