Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio

10:30

Governo lança Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio.

O Ministério da Saúde apresentou no dia 10, numa sessão online, o lançamento da Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio com o objectivo de reduzir a taxa de suicídio em Portugal.

A iniciativa foi lançada no dia em que se assinala o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, dia 10 de Setembro, e visa mudar atitudes em relação ao suicídio e à doença mental, aumentar a literacia em saúde mental e lutar contra o estigma e incentivar ao pedido de ajuda às pessoas em risco para reduzir o número de suicídios em Portugal.

A sessão de abertura do Webinar esteve a cargo da Directora-Geral da Saúde, Graça Freitas, que sublinhou que “o Ministério da Saúde e a Direcção-Geral da Saúde assumem o suicídio e os comportamentos suicidários como um grave problema de saúde pública”. Importa referir, também que a saúde mental foi assumida pelo Governo com um compromisso para a próxima década.

A DGS, através do Programa Nacional para a Saúde Mental, relança o Plano Nacional de Prevenção do Suicídio. Na forma conseguida ou tentada, este é um problema de saúde pública que representa um grande desafio em todo o mundo. Em Portugal, cerca de três pessoas morrem por suicídio a cada dia, e muitas mais tentam fazê-lo. Este fenómeno não escolhe classes, género, idade ou região geográfica, alertaram os vários oradores presentes neste webinar que apresentaram três projectos que integram já a rede de parcerias do Plano.: Setembro mês da prevenção do Suicídio, vocacionada para a prevenção na comunidade e promovida pela ARIS Planície, no Alentejo, o estudo sobre a Prevenção do Suicídio na Rede Ferroviária Nacional, desenvolvido pela Sociedade Portuguesa de Suicidologia, e o Plano de Prevenção do Suicídio que a Universidade do Porto promove junto da população académica.


 


Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/09/10/prevencao-do-suicidio-2/?utm_term=Portal+SNS++Newsletter+38%2F2020&utm_campaign=Newsletter++Portal+SNS&utm_source=e-goi&utm_medium=email


Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes

Arquivo do Blog