Marmelada da Minha Mãe

16:10


Nesta última ida a Casa, eu e a minha mãe fizemos marmelada  (marmelos biológicos do marmeleiro que nasceu no meio do campo, do lixo que alguém lá vazou). Este ano conseguimos apanhá-los porque o meu pai não calcou as silvas que nasceram em redor deste, porque o ano passado foi um amigo do alheio que lá foi.
Esta marmelada não fica muito doce porque a minha mãe, como é diabética, corta no açúcar. Mas ganha em sabor ao ser feita no fogão de lenha.
A proporção é 1 Kg de marmelo para 1/2 de açúcar, cá em casa não se descascam os marmelos (só se for para fazer geleia, que são necessárias as cascas e os caroços).

Ingredientes (receita base):

  • 1 Kg de marmelos;
  • 1/2 Kg de açúcar;
  • 1  dl de água.
1. Lave bem os marmelos, corte-os em 4 se não forem muito grandes, retire-lhes o caroço e as marcas da casca. Pese-os e depois coloque na panela. Depois adicione o açúcar  e a água correspondente, leve ao lume. 
Deixe ferver em lume brando, quando estiverem cozidos triture com a varinha mágica e leve ao lume novamente até ficar em ponto de estrada. Cuidado, depois de triturados ficamos com uma panela cheia de "lava", quando as bolhas rebentam salta "lava incandescente". Cuidado com risco de queimaduras.


2. Quando estiver pronta coloque em taças.


3. Corte círculos de papel vegetal e cubra toda a superfície da marmelada, tente retirar todo ar.  Como as miúdas não puderam ajudar pois a marmelada quente é como lava, divertiram-se a colocar o papel vegetal.


Depois é só deixar secar, o ideal é colocar no parapeito da janela ao sol.

Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes