Leite-creme queimado

11:54


O leite-creme é uma das sobremesas portuguesas mais famosas que se conhece, devido ao contraste entre o  cremoso e delicioso manjar com a crocante e quente camada de açúcar queimado. Todas as famílias têm a sua receita preferida de leite-creme, e a nossa família não é excepção! Esta receita foi eleita a receita da nossa família pelo Marido cá de casa, é a receita de leite-creme da Mãe, e de quem eu orgulhosamente herdei o seu caderno de receitas.
Este leite-creme é uma verdadeira bomba atómica de sabor e  doçura para as nossas papilas gustativas.


Ingredientes:

  • 200 gramas de açúcar;
  • 30 gramas de farinha sem fermento;
  • 500 ml de leite;
  • Casca de limão;
  • 1 pau de canela;
  • 4 gemas;
  • Açúcar q.b. para queimar. 
1. Numa panela coloque o açúcar e a farinha, mexa até estar bem envolvido.



2. Noutra panela, coloque o leite, o pau de canela e a casca de limão (apenas o vidrado, sem parte branca), leve ao lume e deixe ferver lentamente.


3. Adicione o leite quente à mistura da farinha e açúcar, mexa bem com a vara de arames para não ficar com grumos.


4. Leve ao lume a engrossar mexendo frequentemente. Entretanto, coloque as gemas numa taça e bata-as, antes de as misturar no preparado deve "temperá-las" com 2 ou 3 colheres da mistura (para não ficar com ovos mexidos). Leve novamente ao lume, mexendo sempre, para cozer as gemas.


5. Coloque o preparado numa taça e deixe arrefecer.


6. Para queimar - polvilhe com açúcar. E, pode queimar de 2 formas.


7. Com o maçarico. Fica uma crosta tipo placa, daquelas que se vê na TV em que os chefs batem com a colher e não parte - mais crocante. Se quiser uma placa de caramelo mais grossa é só colocar novamente açúcar, e queimar com o maçarico.


8. Cá em casa gostam da forma tradicional, com uma pá própria, em que não se forma uma placa de caramelo mas um "molho" divinal, como o leite creme das nossas avós. Para não estar sempre a aquecer a pá e a perder demasiado tempo neste processo, o truque é usar o maçarico e a pá, em que o maçarico aquece a pá (de vez em quando deve raspar a pá para evitar queimar em demasia).


9. Aqui podem ver a diferença entre maçarico e pá.


Bom apetite!

Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários

  1. Boa noite, esta quantidade dá para 4 doses. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Onde posso encontrar essa pá para queimar o leite creme?

    ResponderEliminar
  3. Onde posso encontrar essa pá para queimar o leite creme?

    ResponderEliminar
  4. A pá para queimar o leite-creme pode ser encontrada num supermercado, mas nas feiras também as há. No mercado há disponíveis as mais tradicionais que têm que ser aquecidas em cima da chama do fogão ou as mais modernas - eléctricas, estas encontrará numa loja de eletrodomésticos. Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  5. Ola boa tarde Isabel! Eu não sei como fazer para queimar o leite creme, tenho um ferro já tentei mas vem tudo agarrado, Fica o leite sem pele, não sei em que altura devo queimar se logo assim que sai do lume. Ou se espero arrefecer... Obrigada e uma ótima tarde🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, cá por casa o trabalho de queimar o leite-creme é do marido. Mas o leite-creme faz-se de véspera para ir ao frigorífico e só depois se queima, e o açúcar vai-se colocando conforme se vai queimar aquele espaço. Ainda usamos a pá tradicional, mas pode também usar maçarico, aí pode colocar o açúcar todo de uma vez, porque não perde tempo a aquecer a pá. Espero ter ajudado. Bom fim de semana.

      Eliminar
    2. Boa tarde. A pá tem que estar bem quente. Espero ter ajudado

      Eliminar

Artigos recentes

Arquivo do Blog