Leite-creme queimado

11:54


O leite-creme é uma das sobremesas portuguesas mais famosas que se conhece, devido ao contraste entre o  cremoso e delicioso manjar com a crocante e quente camada de açúcar queimado. Todas as famílias têm a sua receita preferida de leite-creme, e a nossa família não é excepção! Esta receita foi eleita a receita da nossa família pelo Marido cá de casa, é a receita de leite-creme da Mãe, e de quem eu orgulhosamente herdei o seu caderno de receitas.
Este leite-creme é uma verdadeira bomba atómica de sabor e  doçura para as nossas papilas gustativas.


Ingredientes:

  • 200 gramas de açúcar;
  • 30 gramas de farinha sem fermento;
  • 500 ml de leite;
  • Casca de limão;
  • 1 pau de canela;
  • 4 gemas;
  • Açúcar q.b. para queimar. 
1. Numa panela coloque o açúcar e a farinha, mexa até estar bem envolvido.



2. Noutra panela, coloque o leite, o pau de canela e a casca de limão (apenas o vidrado, sem parte branca), leve ao lume e deixe ferver lentamente.


3. Adicione o leite quente à mistura da farinha e açúcar, mexa bem com a vara de arames para não ficar com grumos.


4. Leve ao lume a engrossar mexendo frequentemente. Entretanto, coloque as gemas numa taça e bata-as, antes de as misturar no preparado deve "temperá-las" com 2 ou 3 colheres da mistura (para não ficar com ovos mexidos). Leve novamente ao lume, mexendo sempre, para cozer as gemas.


5. Coloque o preparado numa taça e deixe arrefecer.


6. Para queimar - polvilhe com açúcar. E, pode queimar de 2 formas.


7. Com o maçarico. Fica uma crosta tipo placa, daquelas que se vê na TV em que os chefs batem com a colher e não parte - mais crocante. Se quiser uma placa de caramelo mais grossa é só colocar novamente açúcar, e queimar com o maçarico.


8. Cá em casa gostam da forma tradicional, com uma pá própria, em que não se forma uma placa de caramelo mas um "molho" divinal, como o leite creme das nossas avós. Para não estar sempre a aquecer a pá e a perder demasiado tempo neste processo, o truque é usar o maçarico e a pá, em que o maçarico aquece a pá (de vez em quando deve raspar a pá para evitar queimar em demasia).


9. Aqui podem ver a diferença entre maçarico e pá.


Bom apetite!

Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes