Pão-de-ló com suspiros e trufas de chocolate

15:19


Um bolo especial para uma ocasião especial.
Cá em casa são um bocadinho esquisitos quanto aos bolos, basta que não seja bolo mármore, de chocolate ou pão-de-ló, que já alguém torce o nariz. Por isso, usei a receita do pão-de-ló da D. Isaura (minha sogra) e inovei na decoração. Como podem ver, nada nos impede de apresentar aquela receita que todos gostam com um visual diferente.

Ingredientes:

Bolo:
  • 2 chávenas de açúcar;
  • 2 chávenas de farinha;
  • 12 colheres (de sopa) de água quente;
  • 6 ovos;
  • 2 colheres (de chá) de fermento em pó.
Recheio:
  • Doce de ovos.
Cobertura:
  • Ganache de chocolate.
Decoração:
  • Suspiros;
  • Framboesas;
  • Trufas de chocolate.
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Separe as gemas das claras. Bata as gemas com o açúcar.


2. Bata as claras em castelo, e envolva na mistura das gemas.


3. Com cuidado, envolva a farinha e o fermento peneirados na mistura. 


4. Coloque a água a aquecer, e unte com manteiga e  forre o fundo a duas formas de 23 cm com papel vegetal ( pode usar apenas uma forma, mas para cozer mais rápido e para rechear sem ter que cortar optei por duas. Quando a água for adicionada ao bolo, este deve ir imediatamente para o forno).
Vai ao forno cerca de 30 minutos.


5. Quando retirar do forno deve deixar na forma cerca de 10 minutos e só depois desenformar. Deixe arrefecer em cima de uma rede.
Com o auxilio de uma faca  ou com um utensílio próprio (que eu não sei o nome), retire o excesso do topo do bolo. O utensílio que permite cortar o bolo encontra-se facilmente, e facilita-nos a divisão dos bolos quando não temos a destreza de um profissional (o que é o meu caso).


6. Recheie o bolo com o doce de ovos.


7. Coloque a outra metade por cima.
Como podem ver na imagem o bolo está em cima de uma taça que está dentro de uma travessa, este é um truque utilizado pelo Mestre Pasteleiro Rudolph Van Veen para facilitar a cobertura de bolos, coloca-se por cima do bolo  a ganache e deixa-se escorrer. Esta técnica permite o reaproveitamento de coberturas que  podem ser reutilizadas, tal como a ganache.


8. A decoração pode ser ao gosto ou imaginação de cada um, eu optei por suspiros de canela, trufas de chocolate e para contrastar - framboesas, que eu adoro, e desfiz grosseiramente um suspiro por cima, como se tivesse nevado.


Experimentem com uma massa de bolo que gostem, e decorem com o que mais gostarem.





Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes

Arquivo do Blog