Médico dentista nos Centros de Saúde de todos os municípios até 2020

23:54

Médico dentista nos Centro de Saúde de todos os municípios até 2020

Segundo o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, o  Governo pretende ter, em Junho próximo, 30% dos concelhos do país abrangidos pela medida que prevê que haja pelo menos um consultório de saúde oral em cada município.

«O objectivo é ter, em 30 de Junho de 2019, cerca de 30% dos municípios abrangidos e até ao final do mesmo ano cerca de 60%», afirmou Fernando Araújo, no final da cerimónia «Saúde Oral Para Todos», na qual foram assinados protocolos de colaboração entre várias dezenas de municípios e as cinco administrações regionais de saúde, no âmbito do alargamento do protejo dos médicos dentistas nos cuidados de saúde primários.

A meta é ter, até Junho de 2020, «os 278 municípios com pelo menos um consultório de médico dentista», disse, sublinhando que o que se pretende é «proximidade nos centros de saúde, qualidade e sobretudo equidade no país».

Segundo Fernando Araújo, «o projecto está aberto a todos os portugueses», mas, em termos de prioridade, do ponto de vista clínico, vai tentar-se abranger os doentes com mais patologias de saúde oral ou outras e a população mais vulnerável.

Melhorar a saúde oral dos portugueses
Na cerimónia, a Directora-Geral da Saúde (DGS), Graça Freitas, salientou a importância desta medida para melhorar a saúde oral dos portugueses, lembrando os dados do terceiro estudo de prevalência nacional de doenças orais desenvolvido pela DGS, que revelou «indicadores muito preocupantes».

No grupo etário dos 25 aos 44 anos, verificou-se que apenas 37,4% dos observados apresentavam gengivas saudáveis, 42,5% tinham um ou mais dentes cariados e 13,7% tinham menos de vinte dentes naturais na boca, resultados que foram «muitíssimo piores» no grupo etário dos 65 aos 74 anos.

«Temos de ter noção de que, de facto, para determinados grupos especiais e sobretudo em idades mais precoces, já se ganhou muito, mas ainda há aqui um potencial de ganhos que têm de ser explorado e pelos quais todos somos responsáveis», afirmou Graça Freitas.

Fonte: www.sns.gov.pt/noticias/2018/09/20/sns-saude-oral/?utm_term=Portal+SNS++Newsletter+38%2F2018&utm_campaign=Newsletter++Portal+SNS&utm_source=e-goi&utm_medium=email




Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes

Arquivo do Blog