Doces tradicionais para um Natal tradicional

19:47

Sugestões de doces mais tradicionais para  o Natal que está quase, quase aí! 

 1. Coscorões


Os Coscorões são um doce português muito típico da época do Natal!Podem ser descritos como pedaços de massa frita muito crocantes e doces, com um agradável sabor a laranja, e para complementar são polvilhados com açúcar e canela. Se preferir pode substituir o açúcar granulado por açúcar em pó. Receita adaptada da Revista Cozinha Maravilha nº132. Receita passo a passo aqui . 

2. Arroz doce



O Arroz doce é talvez a sobremesa mais tradicional do nosso país! Cada terra tem a sua receita, mas os ingredientes pouco variam de terra para terra! O que varia é a forma como é confecionado, como é decorado com canela, a travessa em que é colocado, a toalha de linho em que é embrulhado.

Presença assídua na mesa dos portugueses nas épocas festivas e não só! O Arroz doce é a minha sobremesa preferida, e a melhor parte de o fazer é poder rapar a panela logo após ele ser feito...adoro!

receita foi retirada e adaptada do livro Gastronomia Regional Portuguesa - Sabores que o tempo não apaga.

3. Tronco de Natal marmoreado


Cá em casa estava em falta o Tronco de Natal, e este ano encontrei a receita ideal, une num só bolo o que mais gostam - bolo mármore e tronco de Natal.
A receita foi adaptada da revista Cozinha Prática de Sucesso Edição Especial Doces de Natal. Podem aceder à receita passo a passo no link . 

4. Aletria


A Aletria é um doce tradicional que os portugueses associam à época natalícia, bastante semelhante ao arroz doce, mas usa-se "massa" aletria em vez do arroz. É uma massa fina também conhecida como “cabelos de anjo” que no nosso país é transformada tradicionalmente em Aletria Doce ou somente Aletria. Depois de preparada, pode comer -se à colher quando ainda está quente ou, cortar em pequenos pedaços uma vez que depois de fria, aguentam-se firmes. Receita passo a passo aqui .

5. Rabanadas


Estas rabanadas são feitas todos os anos cá em casa. O segredo delas está na calda de vinho do porto e mel. Ficam deliciosas e são ideais para comer em qualquer altura. Consultem a receita passo a passo aqui . 

6. Bolinhos jerimu


Cá em casa no Natal fazemos Bolinhos de jerimu, é também uma abóbora mas com uma forma mais alongada e com casca esverdeada, e o seu interior é de um laranja fogo. E é uma abóbora que tradicionalmente se encontra no Norte do País. Mas podem fazer com qualquer tipo de abóbora. Receita passo a passo no link . 

7. Tronco de Natal


As minhas filhas pedem sempre para eu fazer o Tronco de Natal, posso dizer que normalmente dura muito pouco tempo. Fica sempre delicioso e super fofo.

A receita da torta é super fácil e pode ser feita para formas de diversos tamanhos, basta aumentar o número de ovos, pesá-los e colocar peso igual de açúcar, e para a farinha é metade do peso dos ovos. Receita passo a passo no link . 

8. Velhoses de cenoura


Deixo-lhe mais uma deliciosa receita para o Natal, um doce tradicional desta quadra muito popular na região do Ribatejo e dos fritos de Natal mais apreciados.

Esta receita foi-me dada pela minha amiga Deolinda, e já vinha assim baptizada! Segundo ela são deliciosos, podem estar 2 ou 3 dias que continuam fofos e não ficam secos. Estes são de cenoura, mas por cá também há de abóbora. Receita passo a passo aqui . 

9. Bolo Rainha


Na hora de decidir qual a receita a fazer, encontrei uma receita de Bolo Rainha numa revista de culinária, dedicada ao Natal, na Revista Cozinha Prática de Sucesso - Edição Especial Doces de Natal.

É uma das muitas alternativas para quem não gosta do tradicional Bolo Rei com frutas cristalizadas. Receita no link

Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes

Arquivo do Blog