Bavarois de frutos vermelhos
19:08
Os frutos vermelhos devem fazer parte da nossa alimentação diária devido ao seu alto teor de fibras e antioxidantes. Podemos consumi-los ao natural ou adicionar ao iogurte, em sumos ou smoothies, ou em sobremesas. E nada melhor que uma sobremesa fresca num dia de calor.
Ingredientes:
- 250 gramas de açúcar;
- 1 colher de sopa de amido de milho ( farinha Maizena);
- 5 dl de leite;
- 10 folhas de gelatina;
- 4 dl de natas;
- 300 gramas de de mistura de frutos vermelhos;
- Decoração: doce de frutos vermelhos e frutos vermelhos.
1. Num tacho, junte o açúcar com o amido de milho e misture. Acrescente o leite e leve ao lume (brando), mexendo sempre até ferver.
2. Enquanto o preparado está ao lume, demolhe as folhas de gelatina em água fria. Depois de amolecidas, escorra-as e junte ao preparado (quando este estiver a ferver). Mexa até dissolverem bem e retire o tacho do lume.
3. Adicione a mistura de frutos vermelhos (usei fruta congelada, e assim também arrefeceu a mistura).
4. Triture com a varinha mágica.
5. Bata as natas bem firmes e envolva-as no preparado ( Se usarem fruta fresca, devem deixar o preparado arrefecer antes de envolver as natas. Se usarem fruta congelada, esta vai arrefecer o preparado).
6. Unte uma forma canelada com óleo. Deite o preparado na forma, alise e leve ao frio a solidificar.
( Eu usei uma forma, normalmente usada para gelatina ou pudim, com fundo amovível, só para me facilitar o desenformar, e foi até ao limite).
7. Vai ao frigorífico 4 ou 5 horas, mas o ideal é ser de um dia para o outro. Desenforma-se ( Se usarem uma forma canelada normal podem aquecer as paredes da forma com um pano quente para facilitar o desenformar). Decora-se com o doce e os frutos vermelhos.
Nota: Eu decorei com Chantilly e frutos vermelhos. O meu doce era muito consistente então coloquei-o num tachinho e juntei 3 colheres de sopa de água, deixei ferver uns 3/4 minutos e servi à parte pois as miúdas não são fãs de doce.
0 comentários