Ravioli de abóbora e ricotta
17:37
Por vezes sabe bem experimentar receitas diferentes, ver o torcer de nariz do pessoal cá de casa - "Lá está ela a inventar outra vez!" e depois quando comem, o espanto por gostarem.
Tive vontade de experimentar esta receita após ver o Jamie Oliver a executá-la (podem consultar a receita original aqui), dá um pouco mais de trabalho mas no final é tão bom.
Ingredientes:
- 1 abóbora manteiga;
- 1 queijo ricotta;
- Mangericão fresco q.b.;
- Sal q.b.;
- Pimenta q.b.;
- 3 ovos;
- 300 gramas de farinha sem fermento.
1.Pré-aqueça o forno a 180 ° C.
Num tabuleiro coloque a abóbora, cortada ao meio, temperada com sal, tomilho e um fio de azeite. Asse durante cerca de 1 hora.
2. Depois de assada, descarte a pele e as sementes. Coloque a polpa no processador, corte finamente e adicione as folhas de manjericão, depois misture tudo com o ricotta. Tempere com sal e pimenta a gosto.
3. Para a massa: coloque os ovos e a farinha no processador, e deixe bater até formar uma bola de massa. Retire do processador e amasse numa superfície enfarinhada até ficar homogénea. Envolva em película aderente, coloque no frigorífico e deixe repousar 30 minutos.
4. Retire a massa do frigorífico, e retire um pouco de massa. Com o rolo da massa estique-o, numa superfície enfarinhada, até ter espessura 1mm (se tiver uma máquina de estender massa pode usá-la, depois com um cortador faz círculos de 12 cm, e recheia-os). Trabalhe rapidamente, para a massa não aquecer. Recheie o ravioli com 1 colher (de chá) cheia de mistura de queijo e abóbora, pincelar levemente a massa exposta com água, dobrar em formas de meia-lua sobre o enchimento, pressionando suavemente para espremer qualquer ar e selar (no meu caso depois de selar usei o cortador, se esticar uma porção de massa maior pode cortar vários círculos antecipadamente).
Repita com a segunda bola de massa.
5. Coloque uma panela de água ao lume, temperada com sal. Só deve colocar os raviolis quando estiver a ferver, e por apenas 2 minutos.
7. Sirva com parmesão finamente ralado, e com alguns salpicos de azeite virgem extra.
E, está pronto a comer !!! Um pouco mais de trabalho que vale bem a pena!
0 comentários