Molho tomate - Chef Jamie Oliver

00:29


Todos os anos aproveito a época dos tomates para fazer molho de tomate para todo o ano. Este ano após ver uma receita de Jamie Oliver no 24Kitchen decidi experimentar uma receita diferente. O que tem de espectacular esta receita é que pode ser feita durante todo o ano, pois os tomates são enlatados e este molho é tão saboroso que basta cozer massa e adicionar o molho, estando pronta a comer. Os ingredientes foram adaptados aos gostos cá de casa mas podem consultar a receita original em   Tomato sauce de Jamie Oliver .
Ingredientes:
  • 1/2 abóbora manteiga; 
  • 1 courgette;
  • 2 cenouras médias;
  • 2 talos de aipo;
  • 1 pimento vermelho;
  • 1 cebola média;
  • 4 colheres (de sopa);
  • 2 dentes de alho;
  • 2 colheres (de sopa) de oregãos;
  • 2 latas de tomate pelado (usei das grandes).

1. Lave todos os legumes, e corte-os aos quadrados, mais ou menos do mesmo tamanho. Apenas descasquei as cenouras, a abóbora  e a courgette não foram descascadas, e foram retirados os fios ao aipo.


2. Numa sertã grande coloque o azeite, o alho aos bocados  e os oregãos, e deixe fritar ligeiramente (até o alho dourar ligeiramente, e o azeite aromatizar com os oregãos).


3. Acrescente todos os legumes, tape e coloque em lume brando. Mexa de vez em quando. Não é necessário acrescentar água, a água dos próprios legumes vé suficiente.


4. Ao fim de cerca de 30 - 40 minutos, os legumes estão mais moles.


5. Acrescente o tomate pelado, com o líquido e tudo, e uma lata de água. Deixar ferver cerca de 20 minutos. Depois triture e tempere de sal.


6. Ferva os frascos para os esterilizar. Coloque o molho ainda quente nos frascos. Eu opto sempre por congelar, mas não encha demasiado os frascos porque senão partem. E, foi isso que aconteceu, a minha filha encheu os frascos, eu não confirmei e congelei mesmo assim, perdi três. Amanhã terei que repetir... Para não correrem este risco podem colocar em sacos de congelação, eu prefiro o vidro.


Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários

  1. Este molho não dá para guardar na despensa é preciso congelar?

    ResponderEliminar
  2. Pode pasteurizar, fecha bem as garrafas, coloca numa panela, enche até dois terços de água, leva ao lume a ferver durante 15 minutos, rretir do lume e deixa arrefecer. Só depois tira as garrafas da panela, limpa água e guarda na despensa. Este ano experimentei este método e está sempre pronto.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. "4 colheres (de sopa)" de quê? E qual o volume da lata grande de tomate pelado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, são 4 colheres de sopa de azeite. Não tinha percebido que a receita não estava completa. A lata grande tem 400 gramas. Muito obrigado.

      Eliminar

Artigos recentes

Arquivo do Blog