Bolo de cenoura com cobertura de chocolate no micro-ondas

11:00


O bolo de cenoura é um óptimo pretexto para experimentar fazer mais um doce no micro-ondas, para acompanhar o café. Esta é uma receita simples, prática, para a confeccionar são necessários apenas os utensílios básicos, e o melhor é que está pronto a servir em 10 a 15 minutos. Esta receita foi adaptada da receita de Bolo de cenoura de Micro-ondas da Ana Maria Braga, podem consultar a receita original aqui . 


É muito simples e fácil de fazer, e embora esteja explicada em 10 passos, podia ser resumida em 4 grandes passos. Por opção, preferi descrever todos os passos que dei para ser mais fácil para quem tem pouca experiência fazer; e, por vezes, mesmo  quem já tem  experiência não percebe como se chegou ali porque as receitas nem sempre estão bem explicadas. 


Ingredientes:

Bolo:
  • 2 ovos;
  • 1/2 chávena de óleo;
  • 2  cenouras médias descascadas e cortadas;
  • 1 chávena de farinha de trigo;
  •  1 chávena de açúcar;
  • 1/2 colher (de sopa) de fermento em pó.
Cobertura:
  • 100 gramas de chocolate;
  • 1/2 pacote de natas;
  • 1 colher (de sopa) de manteiga. 

1 - No liquidificador (ou num copo alto e com a varinha mágica),  coloque os ovos, o óleo, as cenouras cortadas.


2. Triture até formar uma mistura homogénea.


3 - Coloque numa taça a farinha de trigo, o  açúcar e o  fermento em pó, misture bem com o batedor de varas. 


4. Junte a mistura das cenouras/óleo/ovos à mistura da farinha com o açúcar.  Misture bem com o batedor de varas até obter um preparado homogéneo.


5 - Coloque a massa numa forma para micro-ondas passada por água, e leve ao micro-ondas por 8 minutos na potência máxima (por aqui foi a 800 W), desligando o micro-ondas a cada 2 minutos para que a massa não saia fora da forma ( por aqui ou a forma era grande ou não cresceu como devia, mas optei por parar o micro-ondas a cada 2 minutos porque o prato deste não rodava. Mas atendendo à quantidade de massa, acho que cresceu o expectável).


6. Por aqui ou a forma era grande ou não cresceu como devia, mas optei por parar o micro-ondas a cada 2 minutos porque o prato deste não rodava. Mas atendendo à quantidade de massa, acho que cresceu o expectável.


7. Desenforme ainda quente. Por aqui ficou um bocadinho na forma, serviu para provar se estava bom...


8. Para a cobertura: junte todos os ingredientes num prato ou taça que possa ir ao micro-ondas, e aqueça por 30 segundos, retire e mexa. Repita o processo até o chocolate estar derretido (faça por períodos de 30 segundos, assim não corre o risco de queimar o chocolate. Se tiver paciência e mexer um bocadinho o chocolate acaba por derreter apenas com o calor residual).


9. Cubra com a calda de chocolate e está pronto a servir.


10. Se quiser pode polvilhar com raspas de chocolate e enfeitar com um doce tão conhecido e alusivo ao bolo.


Bom apetite!

Outros artigos que pode achar interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Artigos recentes